II Compliance Across Americas reuniu mais de mil participantes em São Paulo

 

O IV Congresso Integra II Compliance Across Americas trouxe 14 palestras de heads de grandes empresas, do setor público e privado, para discutir o papel do Compliance na atualidade.
Com o objetivo de promover a troca de informações e experiências nas áreas de Compliance, gestão de risco, governança corporativa e auditoria, a ESENI – Escola Superior de Ética Corporativa, Negócios e Inovação – realizou, ao lado de um comitê, o IV Congresso Integra II Compliance Across Americas. O evento ocorreu entre os dias 05, 06 e 07 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Foram mais de mil participantes reunidos em um momento onde ética e integridade ganham destaque em toda a comunidade empresarial.
A ocasião reuniu grandes nomes e empresas do setor público e privado. A dimensão do evento foi impressionante, sobretudo pela abrangência de temas, segmentos e profissionais. Foi uma iniciativa que reuniu, não só especialistas brasileiros, mas de diversos lugares do mundo, como Alemanha, Argentina, Peru e EUA. Os participantes foram, majoritariamente, pessoas com poder de decisão em suas instituições, tais como: Diretores Executivos, Financeiros, Jurídicos, Chefes de Compliance, além de advogados de grandes escritórios, auditores e professores universitários.
Essa edição, em comparação com a anterior, assim como diversos eventos do gênero ao redor do mundo, foi muito maior. “O evento cresceu de acordo com a importância que o Compliance ganhou na sociedade atual”, explica Victor Asafe, responsável pelas mídias sociais do evento, “vivemos tempos onde a busca pela ética e a integridade dentro de organizações públicas e privadas nunca foi tão relevante”.
Foram ao todo 14 palestras e uma premiação. Dentre os palestrantes estavam: Edmo Neves (Presidente do IBDEE), Christian de Lamboy (GRC da Volkswagen – Alemanha), Patrícia Godoy (Diretora de Compliance da UBER no Brasil), Erick Lioy (Grant Thornton – EUA), Marion Albers (Professora da Universidade de Hamburgo – Alemanha), Carlos Wiesse (Banco GNB – Perú), Disney Rosseti (Diretor Executivo da Polícia Federal – Brasil), Alexandre Barreto (Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE – Brasil), Natalie Assis (Focal Point Brazil and Chile Alliance for Integrity) e Gianpaolo Poggio Smanio (Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo – Brasil).
2
Além da troca de experiências, o evento trouxe aos participantes o que há de melhor e inovador em GRC (Governança, Riscos e Compliance). “O evento foi um sucesso maior do que o esperado. Pudemos mostrar que o Compliance é uma importante tendência na área de gestão de negócios, além de ferramenta essencial na nova realidade mercadológica”, conta Paulo Patalo, Diretor Executivo da ESENI. Asafe ainda completa “mais do que um intercâmbio de informações, o evento impactou o desenvolvimento da cultura de Compliance, trazendo a visão de acadêmicos, empresários, diretores e gestores de diversos setores e lugares do mundo, e vendo as coisas destas óticas inéditas, constatamos que o conceito de Compliance é muito mais amplo e complexo, o Brasil está só começando”.
O comitê organizador foi formado por instituições de ensino e organizações renomadas e atuantes na área da ética e da integridade. Dentre elas está a ESENI que atua no desenvolvimento de seus alunos com capacitações e cursos inéditos nas áreas de gestão, negócios, tecnologia e ética corporativa. Houve também o apoio do Instituto ARC, do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial – IBDEE, da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, da Europa-Universität Viadrina, da Institute Compliance.com e da Compliance Academy.
O evento teve o apoio de mais de 100 entidades, dentre elas a OAB, A Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a SABESP com fornecimento de água para todo o evento, a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (ABRAIDI), a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos , Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (ABRACOM), a FEDERASUL, o Instituto Ética Saúde, o Instituto Paranaense de Compliance (IPACOM), a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Instituto Não Aceito Corrução (INAC) e o Observatório Social do Brasil (OSB).
O evento também contou com uma feira, a 1ª ExpoCompliance, ampliando o contexto do congresso para o de uma feira de negócios, onde os mais atualizados serviços e produtos puderam ser expostos e apresentados ao público.
No mesmo espaço da feira de negócios ocorreu a primeira feira do livro de Compliance no Brasil. A FeCompliance, em parceria com a Trevisan Editora, Revista dos Tribunais, Editora Fórum, Habitus Editora, Instituto Memória, Quartier Latin e Catavento Distribuidora de Livros, reuniu um acervo diversificado com livros da área de compliance, direito, governança corporativa, gestão de riscos, auditoria, proteção de dados, ética negocial, compliance digital, governança pública e muitos outros.
Para coroar a iniciativa, um comitê independente, com o patrocínio exclusivo da Kroll, realizou o 1º Prêmio Compliance Across Americas. Os ganhadores foram: Glades Chuery, Potencial Compliance; Leandro Coutinho, ICRio; Cláudia Carneiro, ComplianceLab; Eduardo Daibert, Observatório Social do Brasil (OSB); Letícia Sugai, Veritaz/IPACOM; Gláucio Pegurin, Instituto Ética Saúde; Raul Clei, CGE/PR; Rodrigo Fontenelle, CGE/MG; Christian de Lamboy, Instituto ARC; e Juliana Oliveira Nascimento e Anne Prudêncio, ambas do Compliance Women Committee (CWC).
A ideia foi reconhecer pessoas que através de sua atuação profissional ou voluntária contribuíram para o desenvolvimento comportamental da ética e Compliance na sociedade atual. “O Compliance pode ser aplicado a tudo na vida, e a ética e a integridade são o futuro de todos os mercados”, finaliza Patalo.
3
Para mais informações, materiais e fotos oficiais relativas às palestras, a feira de negócios e a feira de livros acesse:
www.complianceacrossamericas.com
Sobre a ESENI: www.eseni.com.br / (11) 3368 5591
A ESENI – Escola Superior de Ética Corporativa, Negócios e Inovação, atua no desenvolvimento de seus alunos com capacitações e cursos inéditos nas áreas de gestão, negócios, tecnologia e ética corporativa. A escola está sempre atualizada tecnologicamente, possibilitando cursos presenciais e EAD, que dialogam com o presente o futuro das profissões.
Texto: Welton Ramos – Assessor de Imprensa – @U3ltu (Twitter) / @weltonramosf (Instagram)

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar?
Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *